Conhecendo Diamantes
4 Cs

Lapidação (cut):

Muitas pessoas confundem lapidação com o formato de um diamante. A maioria dos diamantes é lapidada em 58 facetas completas, e um bom corte (ou lapidação) tem mais brilho, mais cintilação e beleza. O formato do diamante, porém, é mais uma questão de gosto pessoal; não influi no valor em si e é somente limitado pela técnica e criatividade do artesão.

Abaixo veremos como um diamante reage à luz:



É a precisão e sutileza da lapidação que permite o aproveitamento máximo da luz que será refletida através do diamante.

1. Quando a lapidação é proporcional, a luz se reflete de uma faceta para outra e se dispersa pelo topo da pedra.
2. Se o corte é muito profundo, parte da luz escapa pelo lado oposto do pavilhão.
3. Se o corte é muito raso, a luz se esvai pelo pavilhão e não chega a refletir-se.

As diferentes facetas de um brilhante redondo.



Cor (color)

A melhor cor que um diamante pode ter é cor nenhuma. Pois é o diamante totalmente incolor que funciona como um prisma, permitindo a máxima passagem de luz para transformá-la num arco-íris de cores.
Enquanto a maioria dos diamantes parece ser incolor, outros podem apresentar tonalidades que variam do amarelo ao marrom, alguns dos quais são referidos como diamantes champagne.
Outros diamantes de cores excepcionais, como vermelho, azul, rosa e âmbar são conhecidos como "Fancy". A escala de cor do diamante varia desde o totalmente incolor até o amarelo claro. A diferença entre os graus é bastante sutil, como se pode preceber pelo número de graus em cada categoria.



Peso em quilates (carat)

Como em todas as gemas preciosas, o peso - e por isso o tamanho - de um diamante é medido em quilates.
Um quilate é dividido em 100 "pontos", logo, um diamante de 75 pontos pesa 0,75 quilate. O tamanho é o fator mais evidente quando se determina o valor de um diamante. Mas dois diamantes de igual tamanho podem ter valores muito diferentes, dependendo de sua qualidade. Entretanto, lembre-se que diamantes de alta qualidade podem ser achados de todos os tamanhos.

Pureza (clarity)

Os diamantes, mais do que qualquer gema preciosa, têm a capacidade de produzir o máximo de brilho. Quase todos os diamantes contêm minúsculas inclusões de carbono não cristalizado. Um diamante virtualmente livre de inclusões internas e externas (normalmente chamadas jaças) é uma gema de alta qualidade. Neste diamante nada interfere com a passagem da luz e deste modo a pureza serve para intensificar sua beleza e brilho.
Para determinar a pureza de um diamante ele é examinado por um especialista e ampliado 10 vezes. Inclusões são impressões digitais da natureza, que diferenciam cada diamante, tornando-os únicos sem danificar a beleza e nem ameaçar sua durabilidade. Entretando, quando menos inclusões se vê, mais rara será a gema.



Confiança na Roscoe

As consultoras de joias ficarão satisfeitas ao explicar para você os 4 Cs em maiores detalhes.
Na loja, elas lhe apresentarão belos diamantes em vários tamanhos, explicarão a diferença de qualidade entre eles e elucidarão outras dúvidas que, por ventura, você tiver.
Sabendo que você está realizando uma importante aquisição, as consultoras ajudarão você a fazer a melhor escolha.
Os seus diamantes Roscoe serão admirados por gerações.

 

Origem do Nome
Diamantes e os 4 Cs.
4 Cs
 

 


- (31) 3292.9311 PDR - Programa de Valorização dos Diamantes Classificados Roscoe Conheça nossa virtine virtual. Clique aqui